Com mais de 85 mortos, centenas de feridos e mais de 1.200 casas destruídas pela vaga de incêndios perto de Atenas, Grécia, a ADRA está atualmente a trabalhar no terreno para dar apoio às vítimas. Estes fogos, os mais mortíferos de que há memória, despoletaram dia 23 de Julho de 2018, sendo Mati, a Este de Ática, a região mais afetada.

Despina Tologlou estava a planear um evento de terça-feira à noite apoiando refugiados em Katerini, a 500 km ao norte de Atenas, quando as notícias do incêndio chegaram. Como líder das operações da ADRA Grécia, ela transformou o evento no parque da cidade num local para recolher fundos. Cidadãos locais doaram água engarrafada, alimentos e itens de higiene, medicamentos básicos e alimentos e roupa para bebés, para ajudar as pessoas afetadas pelos incêndios. Até agora, 240 caixas de doações foram fornecidas.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras declarou três dias de luto e estado de emergência em Ática, afirmando que todos os serviços de emergência foram mobilizados. A ajuda também veio na forma de bombeiros e equipamentos de França, Alemanha, Itália e Polônia.

“É impressionante ver como a solidariedade funciona dentro desta nação”, afirma Tihomir Lipohar, Chefe de Missão na resposta dos refugiados da ADRA na Grécia. “Os cidadãos da Grécia mostraram grande compaixão apoiando refugiados e migrantes que se estabeleceram no seu país nos últimos anos. Agora, enquanto eles se unem como nação à luz desta tragédia, eles precisam do nosso apoio”.

A trabalhar em estreita colaboração com as autoridades, a ADRA está agora no processo de distribuição de assistência nas áreas afetadas, mas é necessário mais. “Agora, seria ótimo apoiar esta nação na sua resposta às vítimas de incêndios mortais em Mati e noutros pontos no Sudeste da Grécia”, afirma Lipohar, enquanto voluntários planeiam trabalhar em conjunto com escuteiros, militares e autoridades locais.

A devastação é imensa. Evangelos Bournous, o presidente da câmara de Rafina, disse a repórteres que a aldeia “não existe mais”. O Ministério das Infraestruturas gregas anunciou na quinta-feira que 49% de todos os edifícios inspeccionados em Mati foram considerados inabitáveis.

“A ADRA Europa está a trabalhar em conjunto com a rede ADRA para apoiar iniciativas na Grécia durante esta emergência”, afirma João Martins, diretor da ADRA Europa. Está a ser accionado o financiamento de emergência, mas doações extras são especialmente bem-vindas em um momento como este.

No ano passado, os incêndios florestais chegaram a poucos metros do Acampamento da Juventude Adventista em Kalamos, a 50 km ao nordeste de Atenas. O acampamento foi evacuado por precaução na segunda-feira após um surto de fogo a cerca de 2,5 km do local, mas que logo foi extinto e os acampamentos de verão continuam. A sede adventista fica a 45 km da devastação em Mati.

O Presidente da Missão Grega, Claudiu Gulyas, relata que nenhum membro da igreja parece ter sido ferido ou que a sua propriedade tenha sido danificada durante esses incêndios mais recentes. A Igreja, juntamente com a ADRA, fará agora tudo o que puder para ajudar as muitas famílias que foram afetadas por esta tragédia.

partilhe