A Associação Adventista para o Desenvolvimento de Recursos e Assistência (ADRA) está a responder a três fortes tempestades ciclónicas que atingiram a costa leste dos Estados Unidos, o norte das Filipinas e as Antilhas nas Caraíbas, com fortes ventos e chuvas, afetando milhões e forçando muitos a evacuar.

“A nossa equipa de emergência tem vindo a monitorizar estas tempestades de perto há vários dias e tem vindo a posicionar a ajuda, coordenando com os parceiros e enviando equipas de resposta para estarem prontas para ajudar as comunidades o mais rápido possível”, disse Mário Oliveira, Diretor de Gestão de Emergências. na ADRA Internacional.

Todas as três tempestades – o furacão Florence nos EUA, o Tufão Mangkhut nas Filipinas e a tempestade tropical Isaac nas Caraíbas – têm o potencial de causar uma devastação significativa, de acordo com autoridades de emergência da ADRA. Uma quarta tempestade, o furacão Helene, deve seguir para o Reino Unido, preveem meteorologistas.

“Não podemos subestimar o poder dessas tempestades”, acrescenta Oliveira. “Como vimos no passado, eles podem devastar comunidades inteiras e causar estragos. É por esta razão que, na ADRA, pretendemos trabalhar o mais rapidamente possível com nossas equipas e nossos parceiros para garantir uma resposta rápida e diminuir o impacto dessas tempestades. ”

Furacão Florence – Estados Unidos

O furacão Florence chegou a terra firme na manhã de sexta-feira na Carolina do Norte e do Sul, soprando em terra com ventos de mais de 140 km/h. Milhares já estão sem energia e centenas de pessoas foram resgatadas, com muitos outros resgates em andamento de acordo com as informações da imprensa.

A ADRA está a trabalhar em estreita colaboração com vários parceiros de resposta a emergências, incluindo Serviços Comunitários Adventistas (ACS), Parceiros para a Humanidade (P4H) e Instituições de Caridade (LDS) para fornecer financiamento e outros apoios.

“A ADRA também está trabalhando com a ACS para continuar a monitorizar o furacão e está em negociações para prestar assistência de emergência depois da tempestade passar”, diz Oliveira.

Tufão Mangkhut – Filipinas

O Tufão Mangkhut, uma tempestade da categoria 5, atingiu terra na região de Cagayan-Isabela, no norte da ilha de Luzon, no sábado, de acordo com a Administração de Serviços Atmosféricos e Geofísicos Filipinos, provocando fortes chuvas e inundações na região.

A ADRA Filipinas enviou uma equipa de resposta rápida ontem, horas antes do Tufão Mangkhut chegar ao continente.

“Devido ao nível crítico de tempestades, a ADRA enviou uma equipa de emergência para a província de Isabella, que agora trabalha com três missões da Igreja local e autoridades do governo para ajudar a preparar milhares de famílias e avaliar as necessidades da comunidade”, diz Oliveira.

O Mangkhut está previsto atingir as regiões de Hong Kong e China depois de passar pelo norte das Filipinas.

Tempestade tropical Isaac – Caraíbas

Com ventos a chegar aos 65 km/h, a tempestade tropical Isaac deverá mover-se lentamente através do Mar das Caraíbas para o oriente e deverá enfraquecer durante os próximos dias, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. No entanto, a ADRA está em alerta e acompanha a tempestade.

Funcionários de emergência da ADRA estão a pedir aos que estão a enfrentar estas tempestades que sigam os alertas das autoridades locais de emergência, que prestem atenção a qualquer informação oficial que seja divulgada ao público e que sejam cautelosos e estejam atentos, pois a segurança para todos os envolvidos nos desastres naturais é de alta prioridade.

“Nunca se pode ter certeza de quando um desastre acontece, mas eles acontecerão e temos de estar prontos”, diz Oliveira. “A chave em qualquer emergência é a prepararação antes da tempestade.”

Doações urgentes para ajudar nos esforços de socorro são necessárias em adra.org/StormRelief-web

 

Texto Original: Kimi-Roux James

 

partilhe