• O que é a ADRA?

    A ADRA – Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA – Portugal) é uma agência humanitária independente, de inspiração cristã. Seguindo os valores da Igreja Adventista do Sétimo Dia foi estabelecida com o propósito específico de fomentar o desenvolvimento individual e comunitário e prestar socorro em casos de catástrofes. A ADRA serve as pessoas, independentemente da sua origem étnica, associação política ou orientação religiosa.

  • Posso ajudar num projeto durante as minhas férias?

    Devido à complexidade dos projetos de desenvolvimento da ADRA, normalmente não há possibilidade de colocar pessoas a curto prazo para darem assistência aos projectos internacionais. Os projetos da ADRA são implementados preferencialmente por especialistas locais que falam a língua e compreendem a cultura com que trabalham. No entanto, esporadicamente e quando solicitado pelo terreno, poderemos facilitar a participação de grupos organizados em atividades específicas fora do país.

    A ADRA Portugal dá preferência ao envolvimento dos voluntários nos projetos nacionais de apoio às comunidades mais carenciadas do nosso país. Para tal, deverá ser contactada a delegação local mais próxima.

  • Que percentagem dos meus donativos é usado directamente em projectos humanitários?

    A ADRA – Portugal procura dar o melhor uso possível a cada cêntimo recebido. Tirando os valores com as despesas da mesma, todos os valores angariados com a Campanha Nacional de Solidariedade são utilizados em projectos de emergência ou desenvolvimento, ou em apoio social. A ADRA – Portugal toma como muito séria a responsabilidade de gerir de forma sábia e eficiente os donativos que nos são confiados pelos nossos doadores.

  • Qual a melhor forma de ajudar a ADRA – Portugal a responder a uma emergência humanitária?

    Os donativos monetários são a melhor forma, uma vez que permitem à ADRA comprar imediatamente os bens necessários de que os sobreviventes necessitam. A maioria dos bens de primeira necessidade como medicamentos, abrigos temporários, ferramentas, roupa, cobertores e latrinas podem ser comprados localmente ou em países vizinhos a um preço baixo. Ao comprá-los localmente, não só permite que os bens possam ser disponibilizados mais rapidamente, como também estimula a economia da região onde houve a catástrofe.

  • O que significa a palavra “Adventista” no nome ADRA?

    A palavra “Adventista” em Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA) reflecte o facto de a Igreja Adventista do Sétimo Dia ter fundado esta agência humanitária independente. Os valores que moldam a organização são valores tradicionais cristãos de permitir a cada indivíduo a reflectir a imagem compassiva de Deus, potenciar a dignidade que é inerente a cada ser humano e enaltecer a importância da qualidade da vida humana. A ADRA – Portugal responde às necessidades das pessoas independentemente da sua filiação religiosa, ajudando aqueles que mais necessitam.

  • A ADRA faz algum tipo de proselitismo?

    A ADRA não faz proselitismo. Age e é motivada por amor sem condições. Os valores cristãos que programam as actividades da ADRA são expressados quando ampara aqueles que têm necessidades independentemente da raça, género, associação política ou orientação religiosa. A ADRA trabalha em cerca de 125 países do mundo e tem um registo exemplar de trabalhar em harmonia e respeito por um número alargado de culturas, tradições e pessoas de fé não cristã. O impacto positivo da contribuição da ADRA em todos estes países valida o nosso património e crença altruísta.

  • Posso fazer um donativo específico para apoiar apenas pessoas Adventistas?

    A ADRA não tem projectos em que ajude APENAS um ou outro grupo de pessoas. Se fizéssemos descriminação haveria aldeias em que algumas crianças receberiam comida, roupas e água potável enquanto outras teriam fome, estaria despidas ou com sede. A ADRA segue o exemplo de Cristo de ajudar aqueles que têm maiores necessidades, sem ter em consideração as suas crenças. Desse modo, demonstramos o Seu amor incondicional. A missão da ADRA é servir as pessoas, independentemente da sua origem étnica, associação política ou orientação religiosa. Uma vez que seguimos fielmente este mandato, somos muitas vezes a única agência humanitária a quem é permitido chegar às pessoas em necessidade.

Mantenha-se informado!