Informações sobre a emergência

Neste mês de setembro, vários furacões têm assolado a região das Caraíbas. Dois dos mais fortes são os furacões Irma e Maria, que têm tido maior impacto nas Ilhas Virgens, a leste da ilha de Porto Rico.

No dia 6 deste mês, o furacão Irma passou por Tortola, maior ilha das Ilhas Virgens Britânicas, com ventos que chegaram aos 295 km/h, apenas superados pelos ventos do furacão Allen de 1980. Este furacão atacou a cidade de Tortola às 10 da manhã e durou cerca de 5 a 7 horas.

Já no dia 19 de setembro, o furacão Maria, de categoria 5, passou a pouco mais de 80 km a sul de Tortola, sobre a ilha de Saint Croix das Ilhas Virgens Americanas. Com este furacão potencialmente catastrófico, a ilha iniciou um processo recolher obrigatório no dia 18 das 18h locais até ordens em contrário.

Após uma vistoria geral, não houve grandes danificações nos já degradados edifícios, exceto algumas estradas cortadas pelas inundações a leste e oeste da ilha.

Impacto dos Furacões

Mais de 23 mil pessoas foram diretamente afetadas por estas tempestades, sendo que houve quatro vítimas mortais diretamente associadas com a ação do Furacão Irma e uma indiretamente.

A situação continua a ser delicada, devido ao facto de não existir eletricidade e a comunicação ser extremamente limitada, já que a Internet e as algumas torres de rede de telemóvel se encontrar desativadas, servindo menos que 15% da ilha.

Ainda que a água canalizada e potável esteja a ser restaurada, muitas casas nos subúrbios não são servidas da mesma.

O Aeroporto da Ilha limitou os voos comercias, apenas recebendo voos humanitários ou chaters e os serviços de ferry foram limitados para um por dia. Porém, após o furacão Maria, o aeroporto foi fechado indefinidamente.

Resposta da ADRA

De acordo com o Departamento de Saúde, a maior necessidade neste momento é alimentos, seguido de água e toldos. O Governo das Ilhas Virgens Britânicas pediu à ADRA que pudesse providenciar refeições e uma alternativa à escola para as crianças.

Após se verificar que o abastecimento da ilha tem sido inferior à procura, a ADRA decidiu responder de forma imediata às procuras de comida, como planeado, e irá preparar uma resposta adicional caso seja necessário. Esta ajuda na distribuição de alimento, com especial enfâse nas necessidades das crianças, irá beneficiar mais de 500 famílias em Tortola.

Após a reunião com o Ministro da Educação, a ADRA irá poder avaliar melhor as necessidades que a ilha precisa e dar-lhes-á resposta no que for essencial.

partilhe