Michael Kruger, Presidente da ADRA Internacional, emite comunicado pela defesa da Igualdade Racial nos Estados Unidos da América:

A Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência está imersa na vida das pessoas vulneráveis em todo o mundo. Temos visto famílias a fugir do genocídio no Myanmar, raparigas forçadas a casar cedo no Uganda, crianças a morrer à fome em Madagáscar, comunidades pobres desesperadas por esperança na Síria, e bairros inteiros serem submersos nas Bahamas.

Há mais de 30 anos que assistimos – e lutamos para mudar – à desigualdade, à pobreza, à fome e ao desespero em mais de 100 países em desenvolvimento em todo o mundo.

No entanto, a desigualdade e o desespero não são endémicos apenas no mundo dito em desenvolvimento, e nós, na ADRA, já não podemos enfrentar a injustiça a nível mundial sem reconhecer a injustiça aqui onde estamos sediados, nos Estados Unidos.

George Floyd não merecia morrer. Ahmaud Arbery não merecia morrer. Breonna Taylor não merecia morrer. Estas vidas preciosas são as vítimas mais recentes de uma herança nacional de racismo e violência, contra elas ou em resposta a elas, que ceifou mais vidas afro-americanas do que as que podem ser contadas. Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que esta herança de desigualdade racial chegue a um fim conclusivo enquanto esperamos pelo regresso de Cristo.

Os Estados Unidos foram fundados em crenças cristãs, mas construídos nas costas dos escravos. Esse paradoxo desgraça-nos até hoje e envergonha todos os que não se pronunciam em nome da igualdade e da justiça.

Nós na ADRA exortamos todos os que se dizem cristãos a levar a sério e refletir sobre as palavras de I Coríntios 12:26: «Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele».

Quando os nossos semelhantes sofrem, nós, na ADRA, sofremos. Sofremos independentemente de quem eles são. Sofremos quando alguém é discriminado por causa da cor da sua pele. Sofremos porque toda a vida humana é feita à imagem de Deus.

É por isso que é tão importante que vivamos de acordo com as palavras de Jesus: “Como eu vos amei, também vós deveis amar-vos uns aos outros.” (João 13:34)

Como braço humanitário da mais diversa Agência baseada na fé cristã existente nos Estados Unidos (etnicamente falando), é nosso privilégio servir para que todas as pessoas possam viver como Deus quis. É nossa honra ser as mãos e os pés de Jesus para um mundo em sofrimento. É nossa responsabilidade ser a voz da justiça, da compaixão e do amor.

A última metade de I Coríntios 12:26 diz, “se uma parte é honrada, cada parte se alegra com ela”. Agora não é altura para nos regozijarmos, mas sim para lamentarmos e para nos pronunciarmos contra a injustiça que nos leva a lamentar.

Oramos para que se juntem a nós na denúncia da injustiça, enquanto nos esforçamos por tomar medidas contra ela. Enquanto todos não forem homenageados por igual, ninguém na América poderá regozijar-se.

Estou convosco,
Michael Kruger
Presidente
ADRA