Nos dias 14 e 15 de abril, a ADRA Portugal esteve virtualmente em Praga, República Checa, juntamente com a ADRA CZ, ADRA Eslovénia e Fundação Twiga, na reunião de lançamento do projeto “Talking Bubbles – International Comics Competition”, um projeto cofinanciado pelo programa ERASMUS+.

Como nasce a ideia de um projeto internacional…

Este projeto é fruto da colaboração com outros escritórios da Rede ADRA, em particular do Grupo de Trabalho de Educação Global. A ADRA Eslovénia, ADRA República Checa e ADRA Portugal decidiram juntar as suas diferentes experiências na área da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global e partindo de um evento de sucesso (Concurso de Banda de Desenhada da ADRA Rep. Checa), aumentou o seu grau de alcance, com o apoio financeiro do programa ERASMUS +. Também conta com a parceira Fundação Twiga (Polónia), pela sua vasta experiência no trabalho artístico e, em particular, com banda desenhada.  

O projeto

Com este projeto procuramos incentivar a utilização de ferramentas artísticas para a criação de narrativas que permitam aos seus participantes transmitir mensagens e pontos de vista sobre os desafios globais, através de um concurso de banda desenhada. Nos próximos dois anos irá ocorrer uma competição de banda desenhada em cada país participante, e um evento internacional final para os/as vencedores/as, no verão de 2022.

A competição é inaugurada com uma exposição de Banda Desenhada de ‘inspiração’, sobre a questão das Alterações Climáticas, e é encerrada com uma segunda exibição internacional, com os trabalhos de todos os finalistas, dos quatro países parceiros.

Acreditamos que o encontro de jovens artistas de banda desenhada de toda a Europa trará uma nova energia criativa, mas também perspetivas diferentes sobre temas globais selecionados, que abordaremos em conjunto com os participantes fora dos workshops centrados na parte gráfica da criação de banda desenhada. 

Para além da competição, o projeto contará com um curso de e-learning disponível on-line, que inclui a preparação técnica necessária da utilização de banda desenhada como ferramenta, bem como as abordagens educativas às questões globais, com particular ênfase nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Fiquem atentos às novidades 😊

partilhe