A ADRA lançou oficialmente em 12 de Junho o primeiro quiosque de água potável em Mocuba, Moçambique, que fornecerá 20 litros diários de água potável para mais de 1.000 pessoas. Mocuba, um distrito da província da Zambézia, em Moçambique, sofreu com o fornecimento inadequado de água potável durante anos, mas as condições prolongadas de seca na África Meriodional tornaram a situação muito pior.

Mais de 100 pessoas estiveram presentes na inauguração do novo quiosque de água, incluindo a presidente da Câmara de Mocuba, Beatriz Gulamo, muito satisfeita com o projecto comunitário. “Estamos muito satisfeitos em receber este quiosque. Para todo o município, isto é de grande valor ”, disse Gulamo durante uma visita ao novo sistema de água. A Presidente da Câmara e vários representantes da ADRA em Moçambique realizaram uma cerimónia de inauguração e anunciaram que o uso do quiosque já está disponível.

“Embora a venda de água não seja nova, a abordagem de quiosque de água da ADRA é única porque é um modelo de negócio auto-sustentável que, além disso, distribui água potável”, explicou Jason Brooks, assessor técnico da WASH na ADRA International. “A abordagem de simplesmente perfurar poços e treinar a comunidade para repará-los teve que dar lugar a um serviço mais sustentável para um número maior de pessoas e a ADRA quer fornecer o serviço de água mais rentável e duradouro que não irá falhar por falta de fundos para repará-los. Com uma presença de 15 anos já estabelecida em Mocuba e uma grande necessidade de água potável, a ADRA escolheu o bairro de 6.000 como o primeiro ponto de lançamento para instalar o quiosque de água. ”

Brooks enfatizou ainda que o quiosque é um meio de ajudar a comunidade a ter acesso a água potável e, eventualmente, a um projecto que pode ser mantido pela comunidade. “Os moradores são os que se beneficiarão do quiosque, mas a ADRA quer garantir que eles possam cuidar do quiosque e sustentar a fonte de água para que a comunidade receba água potável por um longo tempo”, diz ele. A ADRA treinará os membros da comunidade e os ajudará a estabelecer a propriedade do quiosque.

partilhe