ED-Comunicar: do conhecimento à mobilização
O Desenvolvimento e a Cidadania Global precisam de cidadãos e cidadãs envolvidos/as , que promovam o pensamento crítico e uma participação cívica ativa, baseada na cooperação e solidariedade. Para que esse envolvimento seja maior e melhor o ED-Comunicar procura:
Aumentar a visibilidade, o conhecimento e o reconhecimento da EDCG, em Portugal, criando espaços de apropriação por parte dos todos os atores do Desenvolvimento
ED-Comunicar é um projeto colaborativo implementado pela ADRA, em parceria com sete ONGD: AIDGLOBAL, Associação Par – Respostas Sociais, Fundação Cidade de Lisboa, Fundação Gonçalo da Silveira, Instituto Marquês de Valle-Flôr, Mundo a Sorrir e Rosto Solidário.
Público-alvo:
- Atores do Desenvolvimento
- Organizações da Sociedade Civil
- Técnicos Municipais
- Órgãos de Comunicação Social
- Público em geral
Temas
Para aumentar a visibilidade e reconhecimento da ED em Portugal, iremos ficar-nos nos seis temas do Referencial de ED:
- Desenvolvimento
- Interdependência e Globalização
- Pobreza e Desigualdade
- Justiça Social
- Cidadania Global
- Paz
Objetivos e Resultados
O ED-Comunicar vem reforçar o conhecimento e visibilidade da EDCG, promovendo a compreensão, o reconhecimento e o envolvimento de atores estratégicos e da sociedade portuguesa na discussão pública sobre os desafios para garantir um mundo mais equitativo e sustentável.
Com início em outubro de 2021, ao longo dos próximos 24 meses, iremos desenvolver atividades que nos permitam reforçar o conhecimento sobre os temas chave da EDCG. Assim o projeto está organizado em dois principais resultados:
R1. Conhecimento e conteúdo sobre temas chave da EDCG produzido
Estudos
Fichas (in)formativas
Infografias
Vídeos
R2. Conteúdos sobre temas chave da EDCG divulgados
Webinares
Podcasts
Artigos de opinião
Conheça a Ficha de Projeto aqui.
Notícias 📰
28/12/2021 – Lançamento do projeto ED-Comunicar: do conhecimento à mobilização
Projeto Cofinanciado por Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.