A ADRA Porto Santo, que já está presente na Ilha há cerca de 12 anos e que, desde então, tem vindo a apoiar algumas famílias economicamente carenciadas, deu ontem (a 8 de novembro de 2020) um importante passo no serviço prestado à comunidade, abrindo o primeiro Centro de Desenvolvimento Comunitário das Regiões autónomas.

Numa cerimónia restrita, por causa do cenário de pandemia global, foi possível, ainda assim, contar com ilustres convidados que felicitaram a ADRA pela iniciativa e que, de forma geral, se mostraram disponíveis para acompanhar e apoiar este novo projeto.

Em jeito de nota introdutória, o Presidente da União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia, Pastor António Amorim, explicou que a ADRA é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) tutelada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o objetivo de ajudar as pessoas e as famílias nas suas necessidades não só em território nacional, mas também além fronteiras. A ADRA configura “uma rede de voluntariado e de angariação de recursos formada por membros da igreja, seus amigos e seus relacionamentos, fazendo apelo a parcerias com vários atores sociais, económicos e autoridades autárquicas. Estamos muito felizes pela inauguração deste Centro de Desenvolvimento Comunitário em Porto Santo, que contará com uma rede de apoio para servir a população desta ilha.”

De acordo com o Sr. Adjunto do Vice-Presidente do Governo Regional do Porto Santo, Dr. Roberto Silva, “esta iniciativa de caráter humanitário é a cidadania a funcionar em pleno, em apoio ao Governo Regional e à Autarquia”, sendo, por isso, uma mais-valia para a população.

Ao sublinhar que “a ADRA mostra uma vontade de ajudar o outro, de forma voluntária, humanitária e solidária, ajudando quem precisa sem olhar a credos e raças, através do esforço de cidadãos solidários”, a Sra. Presidente da Assembleia Municipal do Porto Santo, Dra. Fátima Silva, lembrou que essa mais-valia faz tanto ou mais sentido neste momento-chave da nossa história, em que a COVID-19 tem tido um impacto tão negativo sobre as pessoas e as famílias.

Uma vez que este Centro pretende ser um espaço que vai além da ajuda assistencial (com a distribuição de alimentos, roupas e afins), providenciando formação que oriente e capacite os beneficiários em áreas tão importantes como: gestão financeira do lar, lidar com o stress e ansiedade e/ou alimentação saudável num quadro de bem-estar físico e de maior sustentabilidade para o planeta, a Sra. Presidente da Junta de Freguesia do Porto Santo, Dra. Joselina Melim, reafirmou «a disponibilidade da Junta de Freguesia para apoiar este Centro que tem uma vocação, não apenas social, mas também espiritual. As pessoas precisam de um espaço que as ouça e que as oriente”.

Numa perspetiva holística, em que o Centro de formação combina esse lado social com os aspetos mais técnicos, relacionados com a aquisição de competências, a Dra. Luísa Santos – Assistente Social da Segurança Social do Porto Santo –, advertiu que é necessário que as pessoas «mais do que serem solidárias sejam mais fraternas, complementando-se”.

Recordando as palavras de um conhecido provérbio africano que declara: «Se queres ir rápido, vai sozinho. Se queres chegar mais longe, vai acompanhado”, a Diretora Executiva da ADRA, Dra. Cármen Maciel, felicitou a equipa local da ADRA Porto Santo e todos os ilustres convidados pela manifesta disponibilidade para trabalharem em parceria de modo a contribuírem para uma sociedade mais justa, equalitária e inclusiva. Na sua mensagem, reconheceu que, «para o conjunto das entidades presentes, a ação social e humanitária representa uma fatia significativa das suas responsabilidades, e, por isso, a ADRA deseja ser um parceiro contribuindo para as estruturas que já existem, respeitando o seu funcionamento e acrescentando o valor que nos for possível acrescentar”.

No final da cerimónia, depois de algumas palavras dirigidas pelo anfitrião local, Pastor Eurico Correia, e de forma simbólica, a Delegada local, Susana Silva e a Sra. Presidente da Assembleia Municipal uniram-se para cortar a fita de inauguração do espaço; seguindo-se uma oração de agradecimento e bênção sobre o projeto, pelo Pastor José Lagoa – Diretor Eclesiástico das Regiões Autónomas; e uma visita pelas instalações guiada pela Coordenadora local do Projeto, Profª Simone Sousa.

Nestes primeiros meses de funcionamento, o Centro de Desenvolvimento Comunitário da ADRA Porto Santo estará aberto à população todos os domingos e quintas-feiras entre as 15h e as 18h. Com compromisso, empenho e dedicação, os responsáveis locais estarão à disposição da população. Poderá entrar em contacto direto com a equipa através de um dos seguintes meios: portosanto@adra.org.pt, 918 722 775 ou 931 300 607.

partilhe