Durante esta semana, um grupo diversificado de organizações reuniu-se para um fórum na Cúria Jesuíta em Roma, onde discutiram de que forma os líderes religiosos podem trabalhar em conjunto para acabar com a violência contra as crianças em movimento.

Segundo a UNICEF, mais de 28 milhões de crianças em todo o mundo foram forçadas a fugir de suas casas por causa da violência e do conflito, e esta violência é o catalisador para a Faith Action for Children on the Move; Fórum de Parceiros Globais, de 16 a 18 de Outubro. Antes do evento, os 14 parceiros organizadores afirmaram:

“Como pessoas de fé, estamos numa posição única para abordar os direitos das crianças em movimento.

“Nas diferentes origens religiosas, sentimos um chamado e uma responsabilidade de proteger e dar voz a estas crianças. O nosso chamado obrigou-nos a nos unirmos, rever o que fazemos bem e comprometermo-nos a fazer mais. ”

A questão das crianças em movimento nunca foi tão urgente. Entre 2005 e 2015, o número de crianças refugiadas em todo o mundo mais do que duplicou. O fórum reuniu as organizações para se comprometerem com um plano de ação coletivo sobre como podem trabalhar em conjunto no futuro para proteger, sustentar e apoiar as crianças em movimento.

“Considerando que a maioria (84% de acordo com o Pew Research Center) da população mundial se identifica com um grupo religioso, as pessoas de fé podem e devem ser reconhecidas como uma força poderosa no mundo.

“Como organizações baseadas na fé, acreditamos que somos mais fortes juntos , podemos alcançar os mais vulneráveis ​​e, juntos, podemos ter um impacto maior em mais crianças.

“Reconhecemos que a parceria de diferentes crenças e religiões aumenta o respeito pelos nossos valores comuns e respetivas contribuições. Condenamos narrativas xenófobas e discriminatórias e reafirmamos a necessidade de falar com um discurso de solidariedade, hospitalidade e amor ”.

O papel da fé em três áreas-chave que afetam as crianças em movimento foi discutido pelos participantes do fórum:

Construir sociedades pacíficas e combater a xenofobia
Fortalecer a contínua proteção das crianças em movimento
Fornecer apoio espiritual às crianças em movimento e aos seus cuidadores, como fonte de cura e resiliência

“Esperamos fornecer um meio para que as organizações associem na proteção de crianças em movimento e também incluam crianças nos processos de tomada de decisão e design de programas.

“As crianças são a esperança da humanidade e devem ser protegidas e capacitadas para experimentar a vida na sua total plenitude e transformar as sociedades nas quais vivem.

 
Assinado pelos 14 parceiros organizadores:

ACT Alliance

ADRA

Anglican Alliance

Arigatou International

International Partnership on Religion and Sustainable Development

Islamic Relief

Joint Learning Initiative on Faith and Local Communities

Mennonite World Conference

Micah Global

Seventh-day Adventist Church

The Salvation Army

World Evangelical Alliance

World Council of Churches

World Vision

partilhe